Coordenador : India Mara Martins
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 347437.2199.66325.18022023
Departamento/Setor: GCV
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de cinema, audiovisual, e artes, que desenvolvam projetos que necessitem de objetos cênicos, figurinos, maquiagem e objetos cênicos.
Local de atuação: Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS - Rua Professor Lara Vilela, 126, bloco D
Objetivo
Gerais Manter o Acervo de Arte do Curso de Cinema e Audiovisual funcionando para garantir melhor qualidade nos produtos audiovisuais, considerando que os recursos utilizados na departamento de arte são os mais caros no orçamento da maioria dos filmes. Específicos a) Profissionalizar o trabalho do departamento de arte dos filmes realizados pelos alunos da UFF, dos seus parceiros e produtores independentes e amadores. b) Ampliar o atendimento do Acervo de Arte, atendendo o maior número possível de alunos, que precisem dos recursos do Acervo. c) Criar um acervo de arte que se torne referência para a produção audiovisual universitária e independente no Rio de Janeiro, tendo o apoio da Secretaria de Audiovisual do Rio de Janeiro. d) Desenvolver um sistema online para reserva e empréstimo dos materiais do Acervo
Resumo
O objetivo desta proposta é fazer a manutenção do Acervo de Arte do Curso de Cinema e Audiovisual, que é composto de uma coleção de materiais para uso dos alunos do curso e do público externo, incluindo objetos de cenografia, mobiliário, peças de figurino e material de maquiagem e caracterização. Este Acervo cresceu em 2022 com uma grande doação da TV Brasil e deve ter seu espaço físico ampliado e reestruturado. O projeto já está em andamento e já possui um catálogo com fotos de todo material que foi recebido de doações de filmes, estúdios e pessoas físicas. Já existe uma listagem do material, que é atualizada conforme são feitas novas aquisições. O meio de acesso aos objetos primeiramente é feito através de uma página no Facebook blog, onde estão todos os objetos, que são fotografados e publicados assim que são adquiridos através de doação ou compra. Os objetos são catalogados e apresentam etiquetas para facilitar seu armazenamento e organização. Os alunos preenchem um formulário para fazer a retirada dos mesmos. Link para o formulário: http://form.jotformz.com/form/42324745829663 A parte imaterial do acervo é composta por informações em forma de textos e fotos que são úteis para a área de design visual/direção de arte. O conteúdo disponível online inclui um banco de locações, endereços úteis, livros, artigos, monografias e dissertações. Nesta retomada do projeto do Acervo estamos desenvolvendo, em parceria com a STI - UFF, um sistema digital para reserva e empréstimo online dos materiais do Acervo.